METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA II
Um escritor pré-modernista que merece destaque pelo conteúdo de suas obras é "José Bento Renato Monteiro Lobato", mais conhecido como "Monteiro Lobato" que foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Sobre Monteiro Lobato, julgue as frases a seguir em verdadeiras ou falsas.
( ) Lobato escreve uma obra intitulada Geografia de Dona Benta, que retrata temas fundamentais da ciência geográfica.
( ) Ele em uma de suas obras escreve sobre o fim da economia cafeeira e descreve a população dessa região, surgindo assim no cenário brasileiro a figura do Jeca Tatu.
( ) Em uma de suas obras o autor aborda sobre o preconceito racial, tema que para aquela época era pouco comum.
( ) Lobato em seu livro publicado em 1936 já denunciava a questão do monopólio do petróleo pelas grandes empresas multinacionais.
( ) As obras escritas por Monteiro Lobato sempre retratavam a realidade brasileira, tendo como característica o regionalismo.
A sequência correta está contida em:
V, V, V, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, V, V, F.
F, F, F, F, F.
F, F, F, V, V.
Marque a alternativa correta conforme seus estudos.
O contato dos alunos com obras literárias é de fundamental importância nos anos escolares. Este é um momento em que:
I. É posta a oportunidade de ampliação do conhecimento universal e cultural do aluno.
II. Torna-se ideal para que os conteúdos disciplinares devem ser substituídos por outros assuntos.
III. As possibilidades o desenvolvimento da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade se ampliam.
IV. Oportuniza-se a ocorrência da oportunidade do aluno entrar em contato com várias perspectivas do conhecimento.
V. Excelente para que o aluno seja submetido à hierarquia própria dos métodos modernos de ensino (como é o caso da Geografia Crítica).
A opção correta está contida em:
As afirmativas I, III e IV estão incorretas.
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas I e II estão incorretas.
A literatura pode se tornar uma importante ferramenta na construção do conhecimento. O professor que deseja diversificar seus recursos pode encontrar elementos, na literatura, que irão estimular o aluno no seu processo de aprendizado, além de facilitar a compreensão dos conteúdos da Geografia. Cada obra literária traz consigo os registros e as impressões de cada período histórico e, portanto, devem ser contextualizados com coerência com cada tema. Assim, para a utilização dessa ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, devemos observar as características de cada estilo, época e contexto histórico.
Conforme a análise do trecho acima e os estudos realizados, relacione a primeira, com a segunda coluna, identificado as caraterísticas da literatura brasileira e seu uso no ensino de Geografia.
( 1 ) Barroco Brasileiro
( 2 ) Romantismo
( 3 ) Realismo/ Parnasianismo
( 4 ) Pré- Modernismo
( 5 ) Modernismo
( 6 ) Pós- Modernismo
( ) Desenvolvido após a segunda Guerra Mundial, esse estilo literário tratou especialmente de temas da realidade brasileira, as mazelas sofridas pelo trabalhador pobre (ex: Morte e vida Severina, João Cabral de Melo Neto). Ideal para as discussões acerca da formação do povo brasileiro, a extração social e a subordinação das frações menos abastadas pelas elites tradicionais (agrárias).
( ) Trata-se de uma literatura nacionalista, de exaltação da natureza, da pátria. Criação do herói nacional e idealização do amor e da mulher. Pode ser introduzida no estudo da luta abolicionista e os ideais políticos do período histórico pós-independência.
( ) Marcado pela Semana de Arte Moderna (1922), desenvolveu-se em um período de grandes transformações da sociedade brasileira. Enquanto as estruturas produtivas da economia se "prepara" para a industrialização inevitável e formação dos grandes centros urbanos (como no caso de São Paulo), nas artes a proposta é de ruptura com os métodos arcaicos, intencionando-se a criação de um novo conceito (genuinamente brasileiro) de arte. As obras são adequadas para se estudar a efervescência social e a crítica à aristocracia e burguesia (1922-1945).
( ) Sofreu as influências das ideologias positivistas (valorização do conhecimento científico) e marxistas (crítica ao modo capitalista de produção, identificação da divisão de classes e da disputa entre burguesia e proletariado). Trata especialmente das relações sociais revelando e criticando a exploração da burguesia sobre a classe trabalhadora (como em "O Cortiço" de Aluízio de Azevedo). São obras apropriadas para estudar sobre a produção do espaço brasileiro a partir da luta de classes e da reprodução do capital.
( ) Literatura com grande produção para o público infantil (Monteiro Lobato), e para o público adulto, com alto teor ideológico. Apresenta os problemas brasileiros, buscando representas os regionalismos, relatando a realidade social brasileira, revelando as condições de vida dos menos favorecidos. Obras acertadas para a compreensão das condições de vida nos anos iniciais do século XX e o caráter ideológico que essas trouxeram para a formação do imaginário popular.
( ) Desenvolveu-se no período colonial, especialmente, nos espaços de mineração e circulação do ouro. O uso dessa literatura e obras de arte, em geral, no ensino de geografia serve para analisar a produção do espaço pela ostentação e circulação da riqueza.
A sequência correta está contida em:
1,2,3,4,5,6.
6,2,5,3,4,1.
2,5,6,3,1,4.
5,6,4,3,2,1.
3,5,6,4,3,2
Assinale a alternativa que apresenta a soma dos valores das afirmativas corretas.
A literatura pode se tornar um importante instrumento estratégico no desenvolvimento de uma aula na qual o professor se propõe mediar a construção de um conhecimento onde o aluno torna-se protagonista no processo. Quanto mais envolvido o aluno se sente, quanto mais estimulado, maior será a eficiência alcançada no projeto de se ensinar a aprender. Segundo Silva e Roberto (item 3.4 do cap. 3), o texto literário na sala de aula:
- Proporciona uma rede de desafios que estimulará do entendimento do aluno. (valor 3)
- Minimiza as oportunidades e condições de desenvolver a interdisciplinaridade. (valor 3)
- Significa um momento de estímulo à criatividade do aluno. (valor 3)
- Oportuniza revelar e refletir sobre as questões que se desenvolvem nas relações sociais. (valor 3)
- Provoca, inevitavelmente, a perda do interesse do aluno acerca do tema abordado. (valor 3)
A soma das afirmativas corretas corresponde:
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 6.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 15.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 9.
Não há afirmativas corretas.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 3.
O ato de planejar se torna um instrumento de intervenção do real em busca do progresso escolar do aluno, como também, um elemento norteador do trabalho pedagógico. Leia as afirmativas abaixo em relação ao planejamento de ensino, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) - O planejamento de ensino deve estabelecer limites.
( ) - O planejamento de ensino deve ser flexível quando o professor sentir necessidade de mudanças.
( ) - O planejamento de ensino deve ser um instrumento meramente burocrático.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser uma ação isolada do professor.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser um instrumento meramente burocrático.
A opção correta está contida em:
V, F, V, F, V.
F, V, F, F, F.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.
"Planejar, para Vasconcellos (2007, p. 35), significa estabelecer um referencial de comunicação, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal” (UNIUBE, 2011).
Planejar é uma ação inerente às atividades humanas. Desde os tempos remotos o homem foi desafiado a criar as condições que lhe permitisse sobrepor-se às intempéries e perigos.
Sobre o processo de planejar é correto afirmar que:
I. O planejamento é o processo de abstração no qual é possível antever situações da atividade a ser realizada.
II. Tarefas simples, como realizar o plantio de um jardim ornamental não exige planejamento.
III. O plano é o resultado do processo de planejamento a ser executado na realidade.
IV. A realização de uma aula dispensa o planejamento por se tratar de uma atividade corriqueira para o professor.
V. O planejamento é uma fase intermediária a relação entre a necessidade/desejo e a realização.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
O planejamento é largamente utilizado no ambiente de ensino, mas, a origem da sua aplicação institucionalizada deu-se no ambiente da produção industrial. Como é próprio da divisão internacional do trabalho, onde o trabalho intelectual é separado trabalho operacional, a aplicação do planejamento também se dá de maneira fracionada. Um determinado grupo fica responsável para elaborar as estratégias de intervenção (intelectual), outro grupo, do nível tático, fica com a responsabilidade de mediar a ralação entre o nível estratégico e a operação (mediador) e por sua vez o nível operacional que se responsabiliza por realizar as atividades de execução do plano traçado. De certa maneira podemos considerar esses níveis na educação. O sistema de ensino por meio das diretrizes que regulam o grande plano nacional encontra-se no nível estratégico (planejamento geral), enquanto as Secretarias de Ensino se responsabilizam pelo nível tático (planejamento regional) e a comunidade escolar fica responsável pelas ações e atividades que colocam o plano em prática (planejamento específico, local). A representação dessa realidade é demonstrada em gráfico piramidal, conforme se pode observar na imagem:
De acordo com as afirmações acima e, observando imagem, é correto afirmar que:
I. O maior grupo de pessoas está envolvido no nível tático de planejamento.
II. O professor, atuante na sala de aula, enquadra-se no nível estratégico do planejamento.
III. O menor grupo de pessoas está envolvido no nível estratégico do planejamento.
IV. Os supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos encontram-se no nível operacional.
V. O nível estratégico do planejamento está composto por um estrato social de alta renda.
VI. As pessoas envolvidas no nível operacional decidem sobre o plano do Sistema de Ensino no Brasil.
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
V, V, V, V, V.
F, F, V, V, F.
V, F, V, V, F.
F, F, F, F, F.
F, F, F, V, V.
Marque a alternativa correta conforme seus estudos.
O contato dos alunos com obras literárias é de fundamental importância nos anos escolares. Este é um momento em que:
I. É posta a oportunidade de ampliação do conhecimento universal e cultural do aluno.
II. Torna-se ideal para que os conteúdos disciplinares devem ser substituídos por outros assuntos.
III. As possibilidades o desenvolvimento da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade se ampliam.
IV. Oportuniza-se a ocorrência da oportunidade do aluno entrar em contato com várias perspectivas do conhecimento.
V. Excelente para que o aluno seja submetido à hierarquia própria dos métodos modernos de ensino (como é o caso da Geografia Crítica).
A opção correta está contida em:
As afirmativas I, III e IV estão incorretas.
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas I e II estão incorretas.
A literatura pode se tornar uma importante ferramenta na construção do conhecimento. O professor que deseja diversificar seus recursos pode encontrar elementos, na literatura, que irão estimular o aluno no seu processo de aprendizado, além de facilitar a compreensão dos conteúdos da Geografia. Cada obra literária traz consigo os registros e as impressões de cada período histórico e, portanto, devem ser contextualizados com coerência com cada tema. Assim, para a utilização dessa ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, devemos observar as características de cada estilo, época e contexto histórico.
Conforme a análise do trecho acima e os estudos realizados, relacione a primeira, com a segunda coluna, identificado as caraterísticas da literatura brasileira e seu uso no ensino de Geografia.
( 1 ) Barroco Brasileiro
( 2 ) Romantismo
( 3 ) Realismo/ Parnasianismo
( 4 ) Pré- Modernismo
( 5 ) Modernismo
( 6 ) Pós- Modernismo
( ) Desenvolvido após a segunda Guerra Mundial, esse estilo literário tratou especialmente de temas da realidade brasileira, as mazelas sofridas pelo trabalhador pobre (ex: Morte e vida Severina, João Cabral de Melo Neto). Ideal para as discussões acerca da formação do povo brasileiro, a extração social e a subordinação das frações menos abastadas pelas elites tradicionais (agrárias).
( ) Trata-se de uma literatura nacionalista, de exaltação da natureza, da pátria. Criação do herói nacional e idealização do amor e da mulher. Pode ser introduzida no estudo da luta abolicionista e os ideais políticos do período histórico pós-independência.
( ) Marcado pela Semana de Arte Moderna (1922), desenvolveu-se em um período de grandes transformações da sociedade brasileira. Enquanto as estruturas produtivas da economia se "prepara" para a industrialização inevitável e formação dos grandes centros urbanos (como no caso de São Paulo), nas artes a proposta é de ruptura com os métodos arcaicos, intencionando-se a criação de um novo conceito (genuinamente brasileiro) de arte. As obras são adequadas para se estudar a efervescência social e a crítica à aristocracia e burguesia (1922-1945).
( ) Sofreu as influências das ideologias positivistas (valorização do conhecimento científico) e marxistas (crítica ao modo capitalista de produção, identificação da divisão de classes e da disputa entre burguesia e proletariado). Trata especialmente das relações sociais revelando e criticando a exploração da burguesia sobre a classe trabalhadora (como em "O Cortiço" de Aluízio de Azevedo). São obras apropriadas para estudar sobre a produção do espaço brasileiro a partir da luta de classes e da reprodução do capital.
( ) Literatura com grande produção para o público infantil (Monteiro Lobato), e para o público adulto, com alto teor ideológico. Apresenta os problemas brasileiros, buscando representas os regionalismos, relatando a realidade social brasileira, revelando as condições de vida dos menos favorecidos. Obras acertadas para a compreensão das condições de vida nos anos iniciais do século XX e o caráter ideológico que essas trouxeram para a formação do imaginário popular.
( ) Desenvolveu-se no período colonial, especialmente, nos espaços de mineração e circulação do ouro. O uso dessa literatura e obras de arte, em geral, no ensino de geografia serve para analisar a produção do espaço pela ostentação e circulação da riqueza.
A sequência correta está contida em:
1,2,3,4,5,6.
6,2,5,3,4,1.
2,5,6,3,1,4.
5,6,4,3,2,1.
3,5,6,4,3,2
Assinale a alternativa que apresenta a soma dos valores das afirmativas corretas.
A literatura pode se tornar um importante instrumento estratégico no desenvolvimento de uma aula na qual o professor se propõe mediar a construção de um conhecimento onde o aluno torna-se protagonista no processo. Quanto mais envolvido o aluno se sente, quanto mais estimulado, maior será a eficiência alcançada no projeto de se ensinar a aprender. Segundo Silva e Roberto (item 3.4 do cap. 3), o texto literário na sala de aula:
- Proporciona uma rede de desafios que estimulará do entendimento do aluno. (valor 3)
- Minimiza as oportunidades e condições de desenvolver a interdisciplinaridade. (valor 3)
- Significa um momento de estímulo à criatividade do aluno. (valor 3)
- Oportuniza revelar e refletir sobre as questões que se desenvolvem nas relações sociais. (valor 3)
- Provoca, inevitavelmente, a perda do interesse do aluno acerca do tema abordado. (valor 3)
A soma das afirmativas corretas corresponde:
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 6.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 15.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 9.
Não há afirmativas corretas.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 3.
O ato de planejar se torna um instrumento de intervenção do real em busca do progresso escolar do aluno, como também, um elemento norteador do trabalho pedagógico. Leia as afirmativas abaixo em relação ao planejamento de ensino, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) - O planejamento de ensino deve estabelecer limites.
( ) - O planejamento de ensino deve ser flexível quando o professor sentir necessidade de mudanças.
( ) - O planejamento de ensino deve ser um instrumento meramente burocrático.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser uma ação isolada do professor.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser um instrumento meramente burocrático.
A opção correta está contida em:
V, F, V, F, V.
F, V, F, F, F.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.
"Planejar, para Vasconcellos (2007, p. 35), significa estabelecer um referencial de comunicação, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal” (UNIUBE, 2011).
Planejar é uma ação inerente às atividades humanas. Desde os tempos remotos o homem foi desafiado a criar as condições que lhe permitisse sobrepor-se às intempéries e perigos.
Sobre o processo de planejar é correto afirmar que:
I. O planejamento é o processo de abstração no qual é possível antever situações da atividade a ser realizada.
II. Tarefas simples, como realizar o plantio de um jardim ornamental não exige planejamento.
III. O plano é o resultado do processo de planejamento a ser executado na realidade.
IV. A realização de uma aula dispensa o planejamento por se tratar de uma atividade corriqueira para o professor.
V. O planejamento é uma fase intermediária a relação entre a necessidade/desejo e a realização.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
O planejamento é largamente utilizado no ambiente de ensino, mas, a origem da sua aplicação institucionalizada deu-se no ambiente da produção industrial. Como é próprio da divisão internacional do trabalho, onde o trabalho intelectual é separado trabalho operacional, a aplicação do planejamento também se dá de maneira fracionada. Um determinado grupo fica responsável para elaborar as estratégias de intervenção (intelectual), outro grupo, do nível tático, fica com a responsabilidade de mediar a ralação entre o nível estratégico e a operação (mediador) e por sua vez o nível operacional que se responsabiliza por realizar as atividades de execução do plano traçado. De certa maneira podemos considerar esses níveis na educação. O sistema de ensino por meio das diretrizes que regulam o grande plano nacional encontra-se no nível estratégico (planejamento geral), enquanto as Secretarias de Ensino se responsabilizam pelo nível tático (planejamento regional) e a comunidade escolar fica responsável pelas ações e atividades que colocam o plano em prática (planejamento específico, local). A representação dessa realidade é demonstrada em gráfico piramidal, conforme se pode observar na imagem:
De acordo com as afirmações acima e, observando imagem, é correto afirmar que:
I. O maior grupo de pessoas está envolvido no nível tático de planejamento.
II. O professor, atuante na sala de aula, enquadra-se no nível estratégico do planejamento.
III. O menor grupo de pessoas está envolvido no nível estratégico do planejamento.
IV. Os supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos encontram-se no nível operacional.
V. O nível estratégico do planejamento está composto por um estrato social de alta renda.
VI. As pessoas envolvidas no nível operacional decidem sobre o plano do Sistema de Ensino no Brasil.
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
I. É posta a oportunidade de ampliação do conhecimento universal e cultural do aluno.
As afirmativas I, III e IV estão incorretas.
Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
As afirmativas I e II estão incorretas.
A literatura pode se tornar uma importante ferramenta na construção do conhecimento. O professor que deseja diversificar seus recursos pode encontrar elementos, na literatura, que irão estimular o aluno no seu processo de aprendizado, além de facilitar a compreensão dos conteúdos da Geografia. Cada obra literária traz consigo os registros e as impressões de cada período histórico e, portanto, devem ser contextualizados com coerência com cada tema. Assim, para a utilização dessa ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, devemos observar as características de cada estilo, época e contexto histórico.
Conforme a análise do trecho acima e os estudos realizados, relacione a primeira, com a segunda coluna, identificado as caraterísticas da literatura brasileira e seu uso no ensino de Geografia.
( 1 ) Barroco Brasileiro
( 2 ) Romantismo
( 3 ) Realismo/ Parnasianismo
( 4 ) Pré- Modernismo
( 5 ) Modernismo
( 6 ) Pós- Modernismo
( ) Desenvolvido após a segunda Guerra Mundial, esse estilo literário tratou especialmente de temas da realidade brasileira, as mazelas sofridas pelo trabalhador pobre (ex: Morte e vida Severina, João Cabral de Melo Neto). Ideal para as discussões acerca da formação do povo brasileiro, a extração social e a subordinação das frações menos abastadas pelas elites tradicionais (agrárias).
( ) Trata-se de uma literatura nacionalista, de exaltação da natureza, da pátria. Criação do herói nacional e idealização do amor e da mulher. Pode ser introduzida no estudo da luta abolicionista e os ideais políticos do período histórico pós-independência.
( ) Marcado pela Semana de Arte Moderna (1922), desenvolveu-se em um período de grandes transformações da sociedade brasileira. Enquanto as estruturas produtivas da economia se "prepara" para a industrialização inevitável e formação dos grandes centros urbanos (como no caso de São Paulo), nas artes a proposta é de ruptura com os métodos arcaicos, intencionando-se a criação de um novo conceito (genuinamente brasileiro) de arte. As obras são adequadas para se estudar a efervescência social e a crítica à aristocracia e burguesia (1922-1945).
( ) Sofreu as influências das ideologias positivistas (valorização do conhecimento científico) e marxistas (crítica ao modo capitalista de produção, identificação da divisão de classes e da disputa entre burguesia e proletariado). Trata especialmente das relações sociais revelando e criticando a exploração da burguesia sobre a classe trabalhadora (como em "O Cortiço" de Aluízio de Azevedo). São obras apropriadas para estudar sobre a produção do espaço brasileiro a partir da luta de classes e da reprodução do capital.
( ) Literatura com grande produção para o público infantil (Monteiro Lobato), e para o público adulto, com alto teor ideológico. Apresenta os problemas brasileiros, buscando representas os regionalismos, relatando a realidade social brasileira, revelando as condições de vida dos menos favorecidos. Obras acertadas para a compreensão das condições de vida nos anos iniciais do século XX e o caráter ideológico que essas trouxeram para a formação do imaginário popular.
( ) Desenvolveu-se no período colonial, especialmente, nos espaços de mineração e circulação do ouro. O uso dessa literatura e obras de arte, em geral, no ensino de geografia serve para analisar a produção do espaço pela ostentação e circulação da riqueza.
A sequência correta está contida em:
1,2,3,4,5,6.
6,2,5,3,4,1.
2,5,6,3,1,4.
5,6,4,3,2,1.
3,5,6,4,3,2
Assinale a alternativa que apresenta a soma dos valores das afirmativas corretas.
A literatura pode se tornar um importante instrumento estratégico no desenvolvimento de uma aula na qual o professor se propõe mediar a construção de um conhecimento onde o aluno torna-se protagonista no processo. Quanto mais envolvido o aluno se sente, quanto mais estimulado, maior será a eficiência alcançada no projeto de se ensinar a aprender. Segundo Silva e Roberto (item 3.4 do cap. 3), o texto literário na sala de aula:
- Proporciona uma rede de desafios que estimulará do entendimento do aluno. (valor 3)
- Minimiza as oportunidades e condições de desenvolver a interdisciplinaridade. (valor 3)
- Significa um momento de estímulo à criatividade do aluno. (valor 3)
- Oportuniza revelar e refletir sobre as questões que se desenvolvem nas relações sociais. (valor 3)
- Provoca, inevitavelmente, a perda do interesse do aluno acerca do tema abordado. (valor 3)
A soma das afirmativas corretas corresponde:
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 6.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 15.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 9.
Não há afirmativas corretas.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 3.
O ato de planejar se torna um instrumento de intervenção do real em busca do progresso escolar do aluno, como também, um elemento norteador do trabalho pedagógico. Leia as afirmativas abaixo em relação ao planejamento de ensino, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) - O planejamento de ensino deve estabelecer limites.
( ) - O planejamento de ensino deve ser flexível quando o professor sentir necessidade de mudanças.
( ) - O planejamento de ensino deve ser um instrumento meramente burocrático.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser uma ação isolada do professor.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser um instrumento meramente burocrático.
A opção correta está contida em:
V, F, V, F, V.
F, V, F, F, F.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.
"Planejar, para Vasconcellos (2007, p. 35), significa estabelecer um referencial de comunicação, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal” (UNIUBE, 2011).
Planejar é uma ação inerente às atividades humanas. Desde os tempos remotos o homem foi desafiado a criar as condições que lhe permitisse sobrepor-se às intempéries e perigos.
Sobre o processo de planejar é correto afirmar que:
I. O planejamento é o processo de abstração no qual é possível antever situações da atividade a ser realizada.
II. Tarefas simples, como realizar o plantio de um jardim ornamental não exige planejamento.
III. O plano é o resultado do processo de planejamento a ser executado na realidade.
IV. A realização de uma aula dispensa o planejamento por se tratar de uma atividade corriqueira para o professor.
V. O planejamento é uma fase intermediária a relação entre a necessidade/desejo e a realização.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
O planejamento é largamente utilizado no ambiente de ensino, mas, a origem da sua aplicação institucionalizada deu-se no ambiente da produção industrial. Como é próprio da divisão internacional do trabalho, onde o trabalho intelectual é separado trabalho operacional, a aplicação do planejamento também se dá de maneira fracionada. Um determinado grupo fica responsável para elaborar as estratégias de intervenção (intelectual), outro grupo, do nível tático, fica com a responsabilidade de mediar a ralação entre o nível estratégico e a operação (mediador) e por sua vez o nível operacional que se responsabiliza por realizar as atividades de execução do plano traçado. De certa maneira podemos considerar esses níveis na educação. O sistema de ensino por meio das diretrizes que regulam o grande plano nacional encontra-se no nível estratégico (planejamento geral), enquanto as Secretarias de Ensino se responsabilizam pelo nível tático (planejamento regional) e a comunidade escolar fica responsável pelas ações e atividades que colocam o plano em prática (planejamento específico, local). A representação dessa realidade é demonstrada em gráfico piramidal, conforme se pode observar na imagem:
De acordo com as afirmações acima e, observando imagem, é correto afirmar que:
I. O maior grupo de pessoas está envolvido no nível tático de planejamento.
II. O professor, atuante na sala de aula, enquadra-se no nível estratégico do planejamento.
III. O menor grupo de pessoas está envolvido no nível estratégico do planejamento.
IV. Os supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos encontram-se no nível operacional.
V. O nível estratégico do planejamento está composto por um estrato social de alta renda.
VI. As pessoas envolvidas no nível operacional decidem sobre o plano do Sistema de Ensino no Brasil.
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
1,2,3,4,5,6.
6,2,5,3,4,1.
2,5,6,3,1,4.
5,6,4,3,2,1.
3,5,6,4,3,2
Assinale a alternativa que apresenta a soma dos valores das afirmativas corretas.
A literatura pode se tornar um importante instrumento estratégico no desenvolvimento de uma aula na qual o professor se propõe mediar a construção de um conhecimento onde o aluno torna-se protagonista no processo. Quanto mais envolvido o aluno se sente, quanto mais estimulado, maior será a eficiência alcançada no projeto de se ensinar a aprender. Segundo Silva e Roberto (item 3.4 do cap. 3), o texto literário na sala de aula:
- Proporciona uma rede de desafios que estimulará do entendimento do aluno. (valor 3)
- Minimiza as oportunidades e condições de desenvolver a interdisciplinaridade. (valor 3)
- Significa um momento de estímulo à criatividade do aluno. (valor 3)
- Oportuniza revelar e refletir sobre as questões que se desenvolvem nas relações sociais. (valor 3)
- Provoca, inevitavelmente, a perda do interesse do aluno acerca do tema abordado. (valor 3)
A soma das afirmativas corretas corresponde:
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 6.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 15.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 9.
Não há afirmativas corretas.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 3.
O ato de planejar se torna um instrumento de intervenção do real em busca do progresso escolar do aluno, como também, um elemento norteador do trabalho pedagógico. Leia as afirmativas abaixo em relação ao planejamento de ensino, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) - O planejamento de ensino deve estabelecer limites.
( ) - O planejamento de ensino deve ser flexível quando o professor sentir necessidade de mudanças.
( ) - O planejamento de ensino deve ser um instrumento meramente burocrático.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser uma ação isolada do professor.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser um instrumento meramente burocrático.
A opção correta está contida em:
V, F, V, F, V.
F, V, F, F, F.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.
"Planejar, para Vasconcellos (2007, p. 35), significa estabelecer um referencial de comunicação, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal” (UNIUBE, 2011).
Planejar é uma ação inerente às atividades humanas. Desde os tempos remotos o homem foi desafiado a criar as condições que lhe permitisse sobrepor-se às intempéries e perigos.
Sobre o processo de planejar é correto afirmar que:
I. O planejamento é o processo de abstração no qual é possível antever situações da atividade a ser realizada.
II. Tarefas simples, como realizar o plantio de um jardim ornamental não exige planejamento.
III. O plano é o resultado do processo de planejamento a ser executado na realidade.
IV. A realização de uma aula dispensa o planejamento por se tratar de uma atividade corriqueira para o professor.
V. O planejamento é uma fase intermediária a relação entre a necessidade/desejo e a realização.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
O planejamento é largamente utilizado no ambiente de ensino, mas, a origem da sua aplicação institucionalizada deu-se no ambiente da produção industrial. Como é próprio da divisão internacional do trabalho, onde o trabalho intelectual é separado trabalho operacional, a aplicação do planejamento também se dá de maneira fracionada. Um determinado grupo fica responsável para elaborar as estratégias de intervenção (intelectual), outro grupo, do nível tático, fica com a responsabilidade de mediar a ralação entre o nível estratégico e a operação (mediador) e por sua vez o nível operacional que se responsabiliza por realizar as atividades de execução do plano traçado. De certa maneira podemos considerar esses níveis na educação. O sistema de ensino por meio das diretrizes que regulam o grande plano nacional encontra-se no nível estratégico (planejamento geral), enquanto as Secretarias de Ensino se responsabilizam pelo nível tático (planejamento regional) e a comunidade escolar fica responsável pelas ações e atividades que colocam o plano em prática (planejamento específico, local). A representação dessa realidade é demonstrada em gráfico piramidal, conforme se pode observar na imagem:
De acordo com as afirmações acima e, observando imagem, é correto afirmar que:
I. O maior grupo de pessoas está envolvido no nível tático de planejamento.
II. O professor, atuante na sala de aula, enquadra-se no nível estratégico do planejamento.
III. O menor grupo de pessoas está envolvido no nível estratégico do planejamento.
IV. Os supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos encontram-se no nível operacional.
V. O nível estratégico do planejamento está composto por um estrato social de alta renda.
VI. As pessoas envolvidas no nível operacional decidem sobre o plano do Sistema de Ensino no Brasil.
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 6.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 15.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 9.
Não há afirmativas corretas.
A soma das afirmativas corretas apresenta o valor 3.
O ato de planejar se torna um instrumento de intervenção do real em busca do progresso escolar do aluno, como também, um elemento norteador do trabalho pedagógico. Leia as afirmativas abaixo em relação ao planejamento de ensino, assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) - O planejamento de ensino deve estabelecer limites.
( ) - O planejamento de ensino deve ser flexível quando o professor sentir necessidade de mudanças.
( ) - O planejamento de ensino deve ser um instrumento meramente burocrático.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser uma ação isolada do professor.
( ) - O planejamento de ensino não deve ser um instrumento meramente burocrático.
A opção correta está contida em:
V, F, V, F, V.
F, V, F, F, F.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.
"Planejar, para Vasconcellos (2007, p. 35), significa estabelecer um referencial de comunicação, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal” (UNIUBE, 2011).
Planejar é uma ação inerente às atividades humanas. Desde os tempos remotos o homem foi desafiado a criar as condições que lhe permitisse sobrepor-se às intempéries e perigos.
Sobre o processo de planejar é correto afirmar que:
I. O planejamento é o processo de abstração no qual é possível antever situações da atividade a ser realizada.
II. Tarefas simples, como realizar o plantio de um jardim ornamental não exige planejamento.
III. O plano é o resultado do processo de planejamento a ser executado na realidade.
IV. A realização de uma aula dispensa o planejamento por se tratar de uma atividade corriqueira para o professor.
V. O planejamento é uma fase intermediária a relação entre a necessidade/desejo e a realização.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
O planejamento é largamente utilizado no ambiente de ensino, mas, a origem da sua aplicação institucionalizada deu-se no ambiente da produção industrial. Como é próprio da divisão internacional do trabalho, onde o trabalho intelectual é separado trabalho operacional, a aplicação do planejamento também se dá de maneira fracionada. Um determinado grupo fica responsável para elaborar as estratégias de intervenção (intelectual), outro grupo, do nível tático, fica com a responsabilidade de mediar a ralação entre o nível estratégico e a operação (mediador) e por sua vez o nível operacional que se responsabiliza por realizar as atividades de execução do plano traçado. De certa maneira podemos considerar esses níveis na educação. O sistema de ensino por meio das diretrizes que regulam o grande plano nacional encontra-se no nível estratégico (planejamento geral), enquanto as Secretarias de Ensino se responsabilizam pelo nível tático (planejamento regional) e a comunidade escolar fica responsável pelas ações e atividades que colocam o plano em prática (planejamento específico, local). A representação dessa realidade é demonstrada em gráfico piramidal, conforme se pode observar na imagem:
De acordo com as afirmações acima e, observando imagem, é correto afirmar que:
I. O maior grupo de pessoas está envolvido no nível tático de planejamento.
II. O professor, atuante na sala de aula, enquadra-se no nível estratégico do planejamento.
III. O menor grupo de pessoas está envolvido no nível estratégico do planejamento.
IV. Os supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos encontram-se no nível operacional.
V. O nível estratégico do planejamento está composto por um estrato social de alta renda.
VI. As pessoas envolvidas no nível operacional decidem sobre o plano do Sistema de Ensino no Brasil.
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
V, F, V, F, V.
F, V, F, F, F.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.
V, F, V, F, V.
"Planejar, para Vasconcellos (2007, p. 35), significa estabelecer um referencial de comunicação, é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto; é buscar fazer algo incrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal” (UNIUBE, 2011).
Planejar é uma ação inerente às atividades humanas. Desde os tempos remotos o homem foi desafiado a criar as condições que lhe permitisse sobrepor-se às intempéries e perigos.
Sobre o processo de planejar é correto afirmar que:
I. O planejamento é o processo de abstração no qual é possível antever situações da atividade a ser realizada.
II. Tarefas simples, como realizar o plantio de um jardim ornamental não exige planejamento.
III. O plano é o resultado do processo de planejamento a ser executado na realidade.
IV. A realização de uma aula dispensa o planejamento por se tratar de uma atividade corriqueira para o professor.
V. O planejamento é uma fase intermediária a relação entre a necessidade/desejo e a realização.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
O planejamento é largamente utilizado no ambiente de ensino, mas, a origem da sua aplicação institucionalizada deu-se no ambiente da produção industrial. Como é próprio da divisão internacional do trabalho, onde o trabalho intelectual é separado trabalho operacional, a aplicação do planejamento também se dá de maneira fracionada. Um determinado grupo fica responsável para elaborar as estratégias de intervenção (intelectual), outro grupo, do nível tático, fica com a responsabilidade de mediar a ralação entre o nível estratégico e a operação (mediador) e por sua vez o nível operacional que se responsabiliza por realizar as atividades de execução do plano traçado. De certa maneira podemos considerar esses níveis na educação. O sistema de ensino por meio das diretrizes que regulam o grande plano nacional encontra-se no nível estratégico (planejamento geral), enquanto as Secretarias de Ensino se responsabilizam pelo nível tático (planejamento regional) e a comunidade escolar fica responsável pelas ações e atividades que colocam o plano em prática (planejamento específico, local). A representação dessa realidade é demonstrada em gráfico piramidal, conforme se pode observar na imagem:
De acordo com as afirmações acima e, observando imagem, é correto afirmar que:
I. O maior grupo de pessoas está envolvido no nível tático de planejamento.
II. O professor, atuante na sala de aula, enquadra-se no nível estratégico do planejamento.
III. O menor grupo de pessoas está envolvido no nível estratégico do planejamento.
IV. Os supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos encontram-se no nível operacional.
V. O nível estratégico do planejamento está composto por um estrato social de alta renda.
VI. As pessoas envolvidas no nível operacional decidem sobre o plano do Sistema de Ensino no Brasil.
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
As afirmativas II, III e V estão corretas.
As afirmativas I, II e V estão corretas.
As afirmativas I, III e V estão corretas
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
O planejamento é largamente utilizado no ambiente de ensino, mas, a origem da sua aplicação institucionalizada deu-se no ambiente da produção industrial. Como é próprio da divisão internacional do trabalho, onde o trabalho intelectual é separado trabalho operacional, a aplicação do planejamento também se dá de maneira fracionada. Um determinado grupo fica responsável para elaborar as estratégias de intervenção (intelectual), outro grupo, do nível tático, fica com a responsabilidade de mediar a ralação entre o nível estratégico e a operação (mediador) e por sua vez o nível operacional que se responsabiliza por realizar as atividades de execução do plano traçado. De certa maneira podemos considerar esses níveis na educação. O sistema de ensino por meio das diretrizes que regulam o grande plano nacional encontra-se no nível estratégico (planejamento geral), enquanto as Secretarias de Ensino se responsabilizam pelo nível tático (planejamento regional) e a comunidade escolar fica responsável pelas ações e atividades que colocam o plano em prática (planejamento específico, local). A representação dessa realidade é demonstrada em gráfico piramidal, conforme se pode observar na imagem:
De acordo com as afirmações acima e, observando imagem, é correto afirmar que:
I. O maior grupo de pessoas está envolvido no nível tático de planejamento.
II. O professor, atuante na sala de aula, enquadra-se no nível estratégico do planejamento.
III. O menor grupo de pessoas está envolvido no nível estratégico do planejamento.
IV. Os supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos encontram-se no nível operacional.
V. O nível estratégico do planejamento está composto por um estrato social de alta renda.
VI. As pessoas envolvidas no nível operacional decidem sobre o plano do Sistema de Ensino no Brasil.
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
As afirmativas III, IV e V estão corretas.
As afirmativas II, IV e V estão incorretas.
As afirmativas I, IV e V estão corretas.
As afirmativas III, IV e VI estão corretas.
As afirmativas IV e V estão incorretas.
Marque a alternativa correta, conforme seus estudos realizados e conhecimentos adquiridos.
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Leia com bastante atenção o fragmento da composição de "Parabolicamará", de Gilberto Gil.
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Antes longe era distante
perto, só quando dava
quando muito, ali defronte
e o horizonte acabava [...]
De jangada leva uma eternidade
Gilberto Gil em sua composição, Parabolicamará nos remete:
Apesar do movimento teórico das multiplicidades culturais ter sua gênese (origem, constituição) nos anos da década de 1920, especialmente no continente europeu, foi na década de 1960 que a educação multicultural teve sua origem. O surgimento de tal concepção de educação deu-se em resposta, principalmente:
I – ao plano de superação e recuperação econômica dos Estados Nacionais no pós-guerra.
II – aos movimentos civis
III – ao ativismo afro-americano
IV – à crise econômica mundial provocada pelo aumento do preço do petróleo.
V – à preocupação com a liberdade, a igualdade econômica e problemas educacionais.
As afirmativas II, III e V estão corretas.
I, II e V são afirmativas verdadeiras.
As alternativas IV e V são verdadeiras.
As afirmativas I e II estão incorretas.
Todas as afirmativas são verdadeiras.